A cerveja IPA é amarga e aromática, tendo conseguido um grande espaço no mercado de cerveja, encantando muitos paladares.
É considerada como a mais popular do mundo, sendo que só no Brasil são mais de 13 bilhões de cervejas desse tipo produzidas anualmente.
A IPA é uma cerveja que exige bastante cuidado quando o tema é a combinação com comidas. Isso porque o seu forte amargor poderá prevalecer frente a outros sabores da comida, de modo a prejudicar a harmonização.
Você deve sempre considerar a respeito da gordura do alimento a ser consumido junto com a cerveja e também o umami, que é o 5º gosto básico que nós podemos detectar, a partir de nossas papilas gustativas.
A gordura, quando consumida, acaba sendo neutralizada e então equilibrada pelo forte amargor da cerveja, que acaba limpando nossas papilas gustativas.
Assim, alimentos como cogumelos, carnes, molho de soja, tomate e queijos maturados são extremamente ricos em umami, e o amargor proveniente do lúpulo tende a dar mais ênfase a esse gosto.
Portanto, alimentos mais gordurosos como hambúrguer, costela de porco no barbecue e o torresminho do Geremia Bar, por exemplo, combinam muito bem com a IPA.
Há, por outro lado, alguns alimentos que não combinam em nada com esse tipo de cerveja, como é o caso da pimenta, pois ela é evidenciada pelo amargor do lúpulo.
Dessa forma, a não ser que o seu objetivo seja realmente aumentar a picância do alimento pela combinação da pimenta com o amargor, não é indicado misturar os dois.
Você precisa sempre considerar, então, todas as características do alimento e dos ingredientes que fazem parte da receita para não haver risco de que a IPA acabe sobrepondo-se ao sabor do prato e criando uma boa experiência para o seu paladar.